O passo inicial para nosso entendimento acerca da ludicidade refere-se a compreensão etimológica da palavra. Ludicidade, provém do termo lúdico que, do latim “ ludus”, significa jogo.
É preciso conscientizar que
a sala de aula é um ambiente que precisa proporcionar a construção do
aprendizado. Quando falamos em aprender, nada é acabado ou estagnado, tudo está
em constante transformação e adaptação. A educação, em seu sentido mais amplo,
também está em progressiva renovação, buscando novos caminhos e alternativas à
práticas pedagógicas que viabilizem um aprendizado mais prazeroso, pleno de
significações, que instigue o educando a construir seu próprio conhecimento,
desenvolver capacidades, tornando-se crítico sobre a realidade a qual está
inserido. A prática lúdica é uma opção que visa o desenvolvimento pessoal,
sendo portanto, capaz de colaborar na formação de adultos construtivos e
independentes.
A prática da ludicidade na
sala de aula, provoca o aluno em todas as suas habilidades, é uma alternativa
que traz grandes benefícios ao desenvolvimento humano em formação. O lúdico
proporciona uma nova maneira de aprender e de se desenvolver. Quando se fala em
brincar não é simplesmente brincar, existem regras, objetivos educacionais,
situações que podem ser exploradas. Os jogos em sala de aula ou em outro
ambiente escolar, bem conduzidos provocam o interesse pela disciplina e pelo
conteúdo. Num simples jogo, o aluno terá que que estudar a melhor estratégia de
jogar e vencer, usando raciocínio, a lógica, a forma de relacionamento entre os
participantes, estimulando o espírito de competitividade sem deixar de lado o
espírito de cooperação, afinal, as atividades não são apenas competitivas.
Sendo assim, a ludicidade
representa um caminho para envolver os alunos a um aprendizado de conceitos
construídos importantes à leitura do mundo que podem e devem exercer.
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