sábado, 31 de janeiro de 2015

APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO


Levando em consideração que o sujeito alvo do trabalho psicopedagógico é um ser biológico e que ele é composto de contextos afetivos, orgânicos e sociais, podemos afirmar que todo o seu desenvolvimento físico e mental depende, ao longo de toda a sua vida, da influência dos agentes externos de natureza física e social. Esses agentes atuam sobre o seu organismo e sobre seu estado de espírito, estimulando suas capacidades e aptidões.
O desenvolvimento geral do indivíduo depende das suas potencialidades genéticas e das habilidades aprendidas ao longo da vida. A aprendizagem está diretamente relacionada com o desenvolvimento cognitivo.
A cada estágio da vida o indivíduo aprende algo, levando em consideração o seu processo de maturação biológica e permite ao sujeito compreender o meio que está inserido, promove maior relação e interação com aquilo que o cerca, seja a si próprio e garante um ajuste ao ambiente físico e social.
O desenvolvimento cognitivo envolve algumas questões importantes como receptações de informações, organização e interação do material aprendido na estrutura cognitiva para que seja processado garantindo o aprendizado.
Nesse contexto, a inteligência desempenha uma função adaptativa, pois através dela que o indivíduo coleta informações do meio e as reorganiza de forma compreender melhor a realidade em que vive, gerando uma ação e uma transformação. Quando Piaget usa a palavra adaptação refere-se ao conceito da palavra usado pelas Ciências Biológicas, ou seja, uma modificação ocorre no ser em decorrência da sua interação com o meio.
A Psicopedagogia desenvolve um trabalho de prevenção, diagnose e intervenção dos fatores que interferem no desenvolvimento do sujeito e que acarretam às dificuldades de aprendizagem. Ela busca criar competências e habilidades para solucionar esses problemas.
O grande desafio da Psicopedagogia está em sanar essas dificuldades levando em conta não só a relação entre o sujeito e o objeto do conhecimento, mas os fatores que interferem essa interação (familia, escola, fatores cognitivos). O psicopedagogo lida com diversas pessoas envolvidas, investiga os erros que acometem a construção do conhecimento, revisa processos, propõe novos métodos de ensino, além de reconstruir uma proposta de aprendizado mais afetiva, seja na orientação de familiares e professores.

Sendo assim, é possível concluir que o desenvolvimento humano, em todas as suas fases e seus estágios de maturação revelam, à luz da Psicopedagogia, uma avaliação segura do mecanismo de aprendizagem, atendendo com eficácia as necessidades educacionais dos que atravessam dificuldades durante o processo da construção do conhecimento.

Nenhum comentário: