Levando em consideração que o sujeito alvo do trabalho psicopedagógico é um ser biológico e que ele é composto de contextos afetivos, orgânicos e sociais, podemos afirmar que todo o seu desenvolvimento físico e mental depende, ao longo de toda a sua vida, da influência dos agentes externos de natureza física e social. Esses agentes atuam sobre o seu organismo e sobre seu estado de espírito, estimulando suas capacidades e aptidões.
O
desenvolvimento geral do indivíduo depende das suas potencialidades genéticas e
das habilidades aprendidas ao longo da vida. A aprendizagem está diretamente
relacionada com o desenvolvimento cognitivo.
A
cada estágio da vida o indivíduo aprende algo, levando em consideração o seu
processo de maturação biológica e permite ao sujeito compreender o meio que
está inserido, promove maior relação e interação com aquilo que o cerca, seja a
si próprio e garante um ajuste ao ambiente físico e social.
O
desenvolvimento cognitivo envolve algumas questões importantes como receptações
de informações, organização e interação do material aprendido na estrutura
cognitiva para que seja processado garantindo o aprendizado.
Nesse
contexto, a inteligência desempenha uma função adaptativa, pois através dela
que o indivíduo coleta informações do meio e as reorganiza de forma compreender
melhor a realidade em que vive, gerando uma ação e uma transformação. Quando
Piaget usa a palavra adaptação refere-se
ao conceito da palavra usado pelas Ciências Biológicas, ou seja, uma
modificação ocorre no ser em decorrência da sua interação com o meio.
A
Psicopedagogia desenvolve um trabalho de prevenção, diagnose e intervenção dos
fatores que interferem no desenvolvimento do sujeito e que acarretam às
dificuldades de aprendizagem. Ela busca criar competências e habilidades para
solucionar esses problemas.
O
grande desafio da Psicopedagogia está em sanar essas dificuldades levando em
conta não só a relação entre o sujeito e o objeto do conhecimento, mas os
fatores que interferem essa interação (familia, escola, fatores cognitivos). O
psicopedagogo lida com diversas pessoas envolvidas, investiga os erros que
acometem a construção do conhecimento, revisa processos, propõe novos métodos
de ensino, além de reconstruir uma proposta de aprendizado mais afetiva, seja
na orientação de familiares e professores.
Sendo
assim, é possível concluir que o desenvolvimento humano, em todas as suas fases
e seus estágios de maturação revelam, à
luz da Psicopedagogia, uma avaliação segura do mecanismo de aprendizagem,
atendendo com eficácia as necessidades educacionais dos que atravessam
dificuldades durante o processo da construção do conhecimento.
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