segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

ERROS COGNITIVOS MAIS COMUNS DO PACIENTE TDAH

Alguns dos erros cognitivos mais comuns do paciente com TDAH:

- Pensamento tudo ou nada: Você vê as coisas em categorias "preto ou branco", por exemplo, todas as etapas de uma tarefa tem de ser finalizadas imediatamente, caso contrário, se seu desempenho fica aquém do esperado, você se considera um fracasso total.
- Supergeneralização: Você considera um evento isolado como parte de um padrão abrangente interminável.
- Filtro Mental: Você aponta um evento negativo isolado e fica remoendo, não prestando a atenção a outros aspectos positivos da situação.
- Desqualificar o positivo: Você rejeita as experiências positivas, insistindo que elas "não contam" por uma ou outra razão. Assim, consegue manter uma visão negativa que é contraditória com suas experiências cotidianas.
- Tirar conclusões precipitadas: Você faz uma interpretação negativa, mesmo sem fatos que sustentem de forma convincente sua conclusão.
- "Ler o pensamento": Você conclui, arbitrariamente, que alguém está reagindo negativamente a você, e não se dá ao trabalho de conferir se essa crença é verdadeira.
- " Ler a sorte": Você preve que as coisas vão sair mal e acredita que sua visão é um fato pré-determinado.
- Exagerar/Minimizar: Você exagera a importância das coisas ( como um erro seu ou a conquista de outra pessoa) ou as reduz indevidamente, até que pareçam minúsculas ( suas qualidades ou imperfeições dos outros)
- Catastrofizar: Você atribui consequências extremas e horríveis aos resultados dos eventos. Um erro no trabalho é o mesmo que ser demitido do emprego.
- Raciocínio emocional: Você parte do princípio de que suas emoções negativas necessariamente refletem a forma como as coisas realmente são: " É assim que eu sinto, então, deve ser assim".
- Declarações do tipo "devo": Você tenta se motivar com "devo" ou "não devo" como se precisasse ser punido antes de conseguir fazer qualquer coisa.
- Rotular: Esta é uma forma extrema de ultrageneralização. Em lugar de descrever um erro, você atribui um rótulo negativo amplo a si e a outras pessoas.
- Personalização: Você vê eventos negativos como sendo indicativos de alguma característica negativa de si mesmo ou de outras pessoas, ou assume responsabilidades por eventos que não causou.
- Pensamento desadaptativo: Você se concentra em um pensamento que pode ser verdadeiro, mas sobre o qual não tem controle. Concentrar-se excessivamente em um pensamento pode ser uma forma de autocrítica e pode distraí-lo de uma tarefa importante ou de exercitar novos comportamentos.

Fonte: " Dominando o TDAH Adulto: Programa de treinamento cognitivo-comportamental. Guia do Terapeuta. Steven A. Safren e colaboradores.

Nenhum comentário: