segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

TDAH X TRANSTORNO DE ASPERGER ( AUTISMO): AS RELAÇÕES E DIFERENCIAÇÕES PARA UM DIAGNÓSTICO PRECISO.


Muitas pessoas já perceberam as semelhanças existentes entre o Asperger e o TDAH. São condições médicas diferentes, porém reúnem uma sintomatologia muito parecida. Essas relações podem atrapalhar um diagnóstico preciso, principalmente se levarmos em consideração que Aspergers podem apresentar comorbidades como o Déficit de Atenção e hiperatividade (TDAH). Portanto, é preciso saber diferenciar muito bem essas duas condições.
Tanto no TDAH e na SA existem sintomas relacionados a atenção. Então vamos olhar mais atentamente para essas diferenças.
Um estudo genético canadense aponta a descoberta de novos genes relacionados ao TDAH ligados ao Espectro Autista, SA e Autismo e suas condições neuropsiquiátricas. A grande questão a ser revelada é: " TDAH é um resultado/ sintoma de Asperger, ou os dois tendem a coincidir com o outro?
Enquanto mais estudos não aparecem esclarecendo sobre essa relação, segue as tendências a serem compartilhadas entre os TDAH e Aspergers:
.• problemas de atenção
• atividade Irracionalmente energético
• problemas de aprendizagem
• Muitas vezes parece não estar ouvindo alguém durante uma conversa
• Problemas seguir direções
• Diz coisas inapropriadas e tem problemas para descobrir a resposta apropriada para algumas situações
• Falar com alguém ou falar sem parar
• birras
• Quando mais jovem, dificuldade em aceitar calmante ou segurando

Ambas as crianças Asperger e crianças com TDAH têm sérios problemas de integração sensorial, pode ser descoordenada e impulsiva, e ambos muito respondem positivamente a estrutura e rotina. Sempre que há um déficit nas funções executivas, que se manifesta na falta de atenção, distração e impulsividade – três áreas reconhecidas em ambos os Aspergers e lista de verificação de TDAH de comportamentos.

Aqui estão algumas das diferenças entre o TDAH e de Asperger:

1. Aspergers incide mais sobre problemas de atenção relacionadas com a necessidade de rotinas rigorosas, dificuldades de linguagem, rituais obsessivos, e Os comportamentos de auto-estimulação. Por outro lado, o TDAH se concentra mais nos problemas relacionados com a atenção impulsividade e hiperatividade.

2. Uma criança com Asperger tem a capacidade de se concentrar em uma atividade de interesse. A criança com TDAH não.

3. Uma criança de Asperger tende a se concentrar em apenas uma atividade com um nível de intensidade que exclui tudo o resto em seu ambiente (por exemplo, ele pode girar um objeto por horas e recusar-se a exercer qualquer outra atividade). Por outro lado, uma criança TDAH tende a ser interessado em múltiplas atividades, mas é facilmente distraído pelo ambiente e pula de uma atividade a outra.

4. Uma criança com Asperger pode ficar com raiva se sua rotina ou atividade favorita é interrompida, mas ele não costuma mostrar uma grande variedade de emoções em público. A criança com TDAH pode ser propenso a expressar emoções direta e claramente.

5. Uma criança de Asperger pode ficar com uma atividade por longos períodos de tempo. A criança com TDAH pode não ser capaz de se concentrar em qualquer atividade ou assunto para mais do que alguns minutos.

6. Crianças com Asperger e crianças com TDAH geralmente querem ter amigos. Ambos os têm pouca habilidade de “rito de entrada” e ambos se desempenham mal. No entanto, ambos costumam falhar socialmente por razões diferentes. Com Aspergers, o comportamento é tão incomum e idiossincrático que a criança é vista como um “nerd” ou “esquisito”. Com TDAH, o comportamento é tão alto e caótico que a criança é visto como irritante ou perturbador.

7. Crianças com Asperger gostam regras, mas quebrar as que não entendem. As crianças com TDAH frequentemente quebram as regras que eles entendem, mas por desafiar e não gostar.

8. Crianças com Asperger são muitas vezes de oposição a serviço de evitar algo que os torna ansiosos. As crianças com TDAH são frequentemente de oposição no serviço de busca de atenção.

9. Crianças com Asperger anseiam ordem, e tem acham ruim a discrepância, e explodem (ou se retiram) em face da violação de expectativas. Assim, eles são muito frágeis. Crianças com Asperger são muito mais tiranizada pelos detalhes – eles acumulam-los, mas não pode priorizá-los. As crianças com TDAH também têm habilidades organizacionais pobres, mas pode ser muito mais fluido no seu pensamento, mais inferencial em sua compreensão, e menos rígida em seu tratamento dos fatos que eles são capazes de se organizar.

10. Uma criança de Asperger pode conversar ou brincar tranquilamente. Já é muito difícil encontrar uma criança TDAH conversando ou brincando calmamente .

11. Uma criança Asperger tem dificuldade em esperar pela sua vez em jogos ou atividades devido a uma falta de inteligência social. Já a criança TDAH tem dificuldade em esperar a sua vez, devido à impulsividade.

12. Ambos os grupos parecem não escutar quando lhe dirigem a palavra, mas por razões diferentes.Parece que a criança Asperger não está prestando atenção, porque ele evita o contato visual direto. Já uma criança TDAH não está escutando, porque está focado em outras coisas no momento.


As principais diferenças entre Asperger e tratar o TDAH é a capacidade de atenção focada, bem como se tem ou não comportamentos obsessivos e problemas sensoriais presentes.

Nenhum comentário: